quinta-feira, 14 de junho de 2018

Prefeitura decreta Ponto Facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Os serviços essenciais, a Policlínica Municipal e as unidades escolares funcionarão normalmente

A Prefeitura de Itatiaia decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 27 de junho em decorrência dos jogos do Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. 

De acordo com o decreto nº 3035, os servidores trabalharão meio expediente no dia dos jogos e os serviços essenciais, a Policlínica Municipal e as unidades escolares funcionarão normalmente.

No dia 22 (sexta-feira), dia do jogo entre Brasil e Costa Rica, às 9h, os servidores estão dispensados até as 13h30. Já no dia 27 (quarta-feira), data em que o Brasil enfrentará a Sérvia, às 15h, o expediente será normal até meio-dia.

Serviços essenciais

Durante o ponto facultativo, os serviços considerados essenciais a população funcionarão normalmente, como o atendimento  no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, situado no bairro Jardim Itatiaia e  no Posto de Saúde 24h de Penedo. 

De acordo com a Secretaria de Obras, o serviço de recolhimento de lixo também será feito na escala normal dos dias úteis, seguindo  o calendário de cada bairro.

Ainda nos dias de meio expediente, a Guarda Municipal continuará atuando na segurança do patrimônio público e controle do trânsito. Os contatos com a Guarda Municipal e com Defesa Civil podem ser feitos pelos telefones (24) 3352-6752 ou 153.

Trotes e informações falsas podem prejudicar aqueles realmente precisam de ajuda, por isso esses telefones devem ser utilizados apenas em emergências.


Por Luana Vieira

Casa da Cultura oferece grupo de estudos sobre movimentos artísticos

Itatiaia 14/06/2018 - Os movimentos Impressionista, Pré-expressionista e Expressionista serão tema de um grupo de estudos que a Casa da Cultura de Itatiaia realizará de 31 de agosto a 05 de outubro. Os interessados em participar poderão fazer as inscrições a partir da próxima segunda-feira (18 de junho), das 08h às 17h, na Unidade Cultural, no Centro. 
Ao todo serão oferecidas 10 vagas e poderão participar pessoas com idade a partir de 16 anos que tenham conhecimento básico em pintura ou desenho. As aulas serão realizadas as sextas-feiras, das 18h às 19h30, na Casa da Cultura, e ao fazer a matrícula os interessados já poderão fazer a retirada da lista de materiais necessários.
De acordo com o Assessor de Cultura da Unidade e coordenador do grupo, Rafael Fioratto, os estudos, que terão como objeto os Girassóis de Van Gogh, serão divididos em módulos e iniciarão no dia 31 de agosto.Farão parte dos módulos os seguintes assuntos: Introdução ao Impressionismo, ao Pré-expressionismo e Expressionismo, tendo como foco a obra de Van Gogh e sua pesquisa pictórica, o movimento dos pineis e a teoria da cores e a  cor como expressão. Também serão estudados os desenhos como linguagem (Flores e Paisagem) e a natureza morta (desenho e observação).  
 - Ao final dos estudos os alunos também terão a oportunidade de produzirem duas telas, sendo uma 50x50 cm e outra 50x80cm, a partir das técnicas que aprenderam no decorrer das aulas, disse Rafael Fioratto.
O encerramento do grupo de estudos será realizado com uma exposição no dia 19 de outubro, na Casa da Cultura e o próximo artista a ser estudado será  o pintor brasileiro, Cândido Portinari. A Casa da Cultura fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro. O telefone de contato é (24) 3352 2077.

Por Matilde Basilio

Roda de conversa marca o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Itatiaia 13/06/2018 - Para lembrar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanhadas dos pais e responsáveis, participaram na tarde de ontem (12) de uma roda de conversa com o tema “Trabalho Protegido”.
O encontro aconteceu no CRAS Centro - Centro de Referência de Assistência Social, ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e teve o objetivo  de mobilizar a sociedade e promover a conscientização e ações para seu enfrentamento.
Com foco no ponto de vista jurídico, a advogada e coordenadora do CRAS, Gisele Fernandes, explicou sobre o que caracteriza o trabalho infantil, os tipos mais comuns,a idade em que um adolescente pode entrar no mercado de trabalho e a forma como isso pode se dá. De acordo com a legislação vigente, o adolescente só pode trabalhar a partir de 14 anos e na condição de aprendiz.
No encontro, que teve grande participação dos jovens, também foi chamada atenção para alguns tipos comuns de trabalho infantil no país: A prostituição,as panfletagens, o tráfico, serviço domésticos entre outros.
A importância da informação, tanto por parte dos jovens, como dos pais e responsáveis foi ressaltada pela coordenadora do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Thiara Mota.
 - Um dos objetivos do CREAS é oferecer atendimento especializado e continuado as família e indivíduos em situação de ameaças ou violação de direitos.O trabalho infantil é uma grave violação de direitos a crianças e adolescentes, por conta disso estamos o tempo todo disponíveis para tirar dúvidas e oferecer orientações. Essa roda de conversa foi muito proveitosa, pois nela além de repassarmos orientações e informações, também tivemos a oportunidade de tirar as dúvidas dos participantes, explicou Thiara Mota.
O Dia de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e visa sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade com relação ao combate dessa prática que afeta crianças e adolescentes em vários países.

No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações são coordenadas pela FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em parcerias com os Fóruns Estaduais e suas entidades e membros.

Os canais de denúncia do trabalho infantil são o Disque 100, os Conselhos Tutelares, a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.Em Itatiaia, os locais de atendimento são o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)  e os o Centros de Referência da Assistência Social ( CRAS).

CREAS
(24) 3352-3981
Avenida dos Expedicionários, 539, Centro

CRAS CENTRO
(24) 3352 1493
 Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 75 – Centro

CRAS MARINGÁ
Tel. (24) 3387-1686
Rua do Pingo de Mel, 161, Estrada Maringá/Maromba

CRAS PENEDO
(24) 3352-5042

Por Matilde Basilio

Hoje: projeto ‘Zumba para todos’ promove aulas com o tema Copa 2018

Itatiaia 13/06/2018 - O projeto “Zumba para Todos” uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, promove duas grandes aulas com a temática “Copa 2018”. Hoje (13), a  partir das 17h40 participam as crianças do Projeto Zumba Kids e as 19h30 será a vez do Projeto Zumba Colors, que é  aberta para pessoas  com idade a  partir de 15 anos de idade. Todas as aulas são gratuitas e acontecem no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos, no Centro.
Já na sexta-feira (15), o aulão será realizado na Quadra do Centro Comercial de Penedo (Formigueiro), a partir das 19h, com a presença das Zins Adriana Leal, Simone Moreira e Michele Ramos.
- Serão aulas muito animadas onde além de praticarmos a Zumba também estaremos enviando toda a nossa energia positiva para a seleção brasileira, por isso pedimos às pessoas que venham com roupas confortáveis nas cores da nossa seleção. Recomendamos também que levem uma garrafinha de água, pois energia e animação não faltarão – ressaltou a ZIN Adriana, coordenadora do projeto.
O projeto ‘Zumba para todos’ da Secretaria de Esporte e Lazer atende mais de 300 alunos em Itatiaia com polos em diversos bairros.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar cópia do RG, comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e atestado médico.


Por Matilde  Basilio