Os meninos presos na caverna na Tailândia começaram a ser resgatados neste domingo (8). De acordo com fontes oficiais citadas pela imprensa local, do total de 13 pessoas presas, seis deles já estão fora de perigo.
Quatro dos jovens foram retirados da caverna e já deixaram o local. Outros dois estão em um acampamento provisório em outra caverna que não está inundada. Dois dos resgatados foram transferidos de helicóptero para o hospital geral de Chiang Rai. Uma ambulância também deixou a entrada da gruta.
Os outros seis adolescentes e o treinador da equipe de futebol ainda aguardam o resgate, que pode durar dois ou três dias. As autoridades consideram a missão como de alto risco.
A equipe de salvamento é composta por 18 mergulhadores, sendo 13 deles estrangeiros e cinco membros de elite da Marinha tailandesa. A operação é realizada através de quatro quilômetros de passagens subterrâneos estreitas com inundações parciais e desníveis.
Os trabalhos, no entanto, tiveram que ser interrompidos para repor os galões de ar comprimido que foram colocados ao longo da travessia. Também será necessário avaliar a nova fase da operação. O resgate deve ser retomado nesta segunda-feira (8).
O grupo está preso no local, ao norte do país, há mais de 10 dias. Eles foram encontrados por dois mergulhadores ingleses na última segunda-feira (2).Na terça-feira (3), equipes de resgate relataram o primeiro contato com eles e entregaram comida.