Dia de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado com roda de conversa
Itatiaia 11/06/2018 - Em Itatiaia, o Dia de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) será marcado por uma roda de conversa que acontece no CRAS Centro - Centro de Referencia de Assistência Social, ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O encontro, cujo tema será “Trabalho Protegido” será realizado a partir das 14h30 e aberto a toda a população.
Na ocasião será discutido o conceito de Trabalho Infantil e a legislação pertinente.Também serão tiradas as dúvidas dos participantes.
- Realizamos iniciativas frequentes de enfrentamento ao trabalho infantil e essa roda de conversa é mais uma forma de darmos visibilidade a essa ação contra essa violação de direitos, que é prejudicial às crianças e aos adolescentes, disse a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha.
O Dia de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e visa sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade com relação ao combate dessa prática que afeta crianças e adolescentes em vários países.
No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações são coordenadas pelo FNPETI - Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades e membros.
Os canais de denúncia do trabalho infantil são o Disque 100, os Conselhos Tutelares, a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.Em Itatiaia, os locais de atendimento são o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência da Assistência Social ( CRAS)
CREAS
(24) 3352-3981
Avenida dos Expedicionários, 539, Centro
CRAS CENTRO
(24) 3352 1493
Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 75 – Centro
CRAS MARINGÁ
Tel. (24) 3387-1686
Rua do Pingo de Mel, 161, Estrada Maringá/Maromba
CRAS PENEDO
(24) 3352-5042
Por Matilde Basilio